sábado, 14 de novembro de 2009

Animais venenosos



Rã dardo venenoso dourada, Phyllobates terribilis, o animal mais venenoso do mundo


Quando falamos de animais venenosos, lembramo-nos rapidamente de serpentes, aranhas e escorpiões. Temos exemplos claros disso mesmo, como a serpente taipan, da Austrália, a mais venenosa do mundo: uma mordidela sua tem suficiente veneno para matar até 100 pessoas.



Outro exemplo é a aranha armadeira ou aranha da banana, que mata em poucas horas, ou o escorpião perseguidor da morte, africano, que causa a morte com bastante probabilidade.



No entanto, outros animais não tão relacionados por nós com o veneno podem concorrer com estes, como o polvo de anéis azuis, um bonito animal com neurotoxinas mortais, cuja mordedura quase não se nota, até sentirmos os músculos relaxados, e deixarmos de respirar...


Ou a vespa-do-mar, uma alforreca ou medusa, do Pacífico, mais fácilmente encontrada perto da Austrália, com tentáculos de até 3 metros, e que mata a uma pessoa em... 2 minutos!

Ou o peixe pedra, sempre escondido, mal se vê, na costa australiana onde mora, entre os corais, mas com 13 espinhas que, por contacto, matam qualquer animal que se aproxime o suficiente. Incluindo os humanos. Parece que de facto, a Austrália é um bom lugar para animais venenosos. Este peixinho é o segundo mais venenoso dos apresentados até agora, só superado pela taipan.


Mas, em primeiro lugar, mais venenosa que os outros todos, temos uma rãzinha, a dardo venenoso dourada, da América Central e do Sul, com um venenozinho na pele que é obra: duas microgramas, que cabem na cabeça de um alfinete, matam por contacto (por contacto, não é necessário ingerir) um mamífero médio ou grande. Ou seja, uma vaca, ou uma pessoa.

Fala-se de casos de cães e galinhas que morreram por ter passado por cima de folhas pelas que tinha passado a nossa rã. Com 2 centímetros e meio de tamanho, calcula-se que tem veneno suficiente para matar 1.500 pessoas.
Sabem de onde vem o seu nome? Os indios passam as pontas das suas setas ou dardos por cima dela, pela sua pele, para depois caçar com estas setas envenenadas.

0 comentários: